DIA MAIS GEEK 2022 23 e 24 de Julho

COIMBRA - PAVILHÃO CF UNIÃO DE COIMBRA
Vem festejar connosco! Habilita-te a ganhar prémios.

Convidados 2019

Literatura 2019

Rafael Loureiro

Ver no Facebook
"... a minha principal fonte de inspiração é o meu dia-a-dia, com as minhas batalhas, os meus desgostos e vitórias."

Sobre o Autor:

Rafael Loureiro, Professor de Educação Física, praticante e Mestre de Artes Marciais, nunca perdeu o gosto pela escrita que cultivou desde cedo.

Apaixonado pelo gótico e pelo Mito do Vampiro, fez uma incursão espiritual a este mundo oculto onde conheceu de perto a sua Alma e os seus Demónios. Decidiu então começar a descrevê-los nos seus poemas, assinando-os já como DelMoona, o seu alter-ego. Foi nessa altura também em que ergueu as suas vestes negras para jamais as deixar de usar.

Não satisfeito, decide escrever contos, aventuras, desse personagem que descobriu dentro de si. Um dia, é-lhe sugerido compilá-los num livro, e assim nasceu Memórias de um Vampiro, publicado em Edição de Autor em 2007 e posteriormente pela Editorial Presença em 2009. Naturalmente seguiu-se a sequela com Ascensão de Arcana, publicado primeiramente também em Edição de Autor, e por fim A Redenção.

Toda a sua narrativa constitui um paralelo muito próximo da sua própria vida e da sua realidade, de acontecimentos que se passaram consigo e se traduzem, claro, na realidade de Daimon DelMoona.

Em 2016 termina um novo livro, Cinzas de um Novo Mundo, um romance num universo tech noir, uma ramificação independente do universo da Trilogia Nocturnus.

Sobre Cinzas de um Novo Mundo

"O que o amor me ensinou foi a disparar primeiro, antes que ele te desarme."

Em 2111, o mundo vive enclausurado numa nuvem de poluição. Portugal não foge à regra.

As pessoas debatem-se nas ruas da capital por ar puro e dignidade. Os Tecnal, soldados com implantes mecânicos, foram proscritos pela sociedade estratificada, mas uns quantos sobreviveram, perseguidos por uma polícia especial e dependentes de uma droga potente. Filipe, agente desta força policial, está dividido entre seguir a lei ou o instinto. Embrenhado naquele submundo, cedo descobre que os Tecnal podem ser a chave para uma verdade maior.

A ele juntam-se personagens surpreendentes e fortes, perdidas na ambiguidade da sua própria condição.

"Cinzas de um Novo Mundo é o quarto livro de Rafael Loureiro, um romance num universo distópico, uma ramificação independente da Trilogia Nocturnus."

Sobre Tomo I - Memórias de um Livro

"Pelas noites dos tempos nós caminhamos em silêncio nas sombras das cidades que se elevam frias e sólidas diante dos campos de outrora. Nós escondemo-nos dos olhos humanos para assim conseguirmos sobreviver. Preferimos existir apenas nos filmes, nos livros e na imaginação dos artistas. Somos criaturas condenadas à maldição do sangue e à treva nocturna, somos Nocturnus, somos Vampiros."

Privado do amor enquanto ser mortal, a Daimon é revelada essa outra condição marginal do ser. Desprovido do sentido para a vida, ele abraça de forma absoluta esta nova vida sem vida. Ser vampiro acarreta pois várias responsabilidades, entre elas, a imortalidade que se joga na eterna tentação do Ser Impuro.

Pela mão de sua Senhora, é guiado por este submundo onde descobrirá várias Descendências de vampiros e uma hierarquia rígida, que se articula nas sombras das sociedades quotidianas. Assim se inicia uma nova jornada pelas noites dos tempos. Durante este percurso, conhece Janus MoonHunter, Vampiro antigo que o acompanhará. Daimon descobre que a sua relação de amizade é mais antiga que a sua própria existência. Juntar-se-ão a eles mais vampiros para erguer uma Nova Aliança, a qual lutará contra a perversa tirania do Regente daquelas Terras.

Durante essas noites, conhecerá uma jovem humana, que representa o eco do passado no presente, é a reencarnação do seu amor perdido e a causa de ter abraçado esta condição sobre-humana. Mas este amor é-lhe vedado pelo corrupto e despótico Regente.

Poderá esta Nova Aliança combater o louco Regente e os seus tirânicos desejos? Poderá este amor concretizar-se, e poderá ele tornar-se também eterno?

"O primeiro livro de uma trilogia repleta de romance e aventura que nos leva a uma viagem maravilhosa onde o Amor e a Honra têm de vencer acima de tudo, acima até da própria vida..."

Sobre Tomo II - Ascensão de Arcana

"Sabes que tens legiões de vampiros que se poriam à tua frente num combate para te defender. Sabes que tens Irmãos que dariam a vida por ti. Tu foste um dos vampiros que ergueu estas Terras do nada. Isso não teria sido conseguido sem santidade... Todos temos momentos de ruptura e queda. Mas é aí que se destacam os valentes. São os que se conseguem erguer de novo numa Fé plena."

Neste segundo volume da Trilogia Nocturnus entramos uma vez mais num universo intenso de romance, aventura e emoções fortes.

Passaram-se quase seis anos desde a derrota do tirano Alexandre Phoenix. Arcana floresce agora sob a regência de Janus MoonHunter. Mas, no seu íntimo, Daimon ouve ainda o sussurro que lhe segreda que algo está errado.

Um terrível acontecimento abate-se sobre os vampiros de Arcana: a Lei do Silêncio é quebrada! A Daimon, Janus, Andrew, Lilia, Pandora e Ascelli juntam-se agora três outros vampiros, enviados a Arcana para ajudar a encontrar e punir aqueles que desafiaram quebrar a Lei. Mas também estes forasteiros guardam segredos, e Daimon desconfia que o culpado poderá estar mesmo a seu lado…

"Ascensão de Arcana, o segundo livro da Trilogia Nocturnus, coloca-nos numa aventura envolta em mistérios e suspeitas, enquanto acompanhamos a luta interior de Daimon que se esforça por não perder a sua humanidade."

Sobre Tomo III - A Redenção

"Os amantes apenas sabem uma coisa: mesmo nas trevas mais densas, mesmo na noite mais escura, as suas almas brilharão na escuridão para guiarem os passos um do outro. E, isso sim, é para a eternidade."

Daimon DelMoona está destruído. A sua humanidade tinge-se de negro a noite que passa.

Ele é ainda atingido pela morte de alguém próximo de si. Desprovido de Fé, rejeita a sua condição de vampiro, mas não consegue passar sem o líquido vermelho que pulsa nas veias dos mortais - é a sua natureza - o que o leva a uma batalha diária entre a sua humanidade e o seu Ser Impuro.

Numa réstia de ânimo, decide seguir uma Lenda: A Redenção, que conta a história de como um vampiro antigo conseguiu voltar à condição de humano deixando as pistas para esta pintadas num quadro. E esta busca fá-lo-á percorrer o mundo inteiro.

Porém, Daimon não estará sozinho nesta demanda.

Mas será a Lenda verdadeira?

“Este Tomo é uma viagem às guerras interiores deste personagem, uma experiência final vivida na dualidade do Bem e do Mal e batalhas cara-a-cara com os seus demónios.”